Instalação Efetiva

Start-up

Instalação propriamente dita de equipamento(s) de Ar Condicionado Split. Pode ser efetuada de uma só vez ou após pré-instalação deixando o sistema pronto ao uso.

A instalação de um aparelho split, até a condição de seu funcionamento, pode envolver diversas etapas ou ser simplificado.

Obs.: leia Carga Térmica para melhor entendimento.

Caso não haja restrições locais e fatores que tornem a instalação mais detalhada, esta poderá ser executada como um Serviço Expresso, podendo durar poucas horas para que o aparelho esteja pronto para uso, vejamos dois exemplos:

  • Um cliente que adquire um equipamento adequado para uso em um cômodo de sua casa, onde a unidade externa ficará na mesma parede em que a unidade interna estará na face oposta. Bastará fazer um furo na parede para passagem do Kit que compões a linha de interligação, podendo assim atravessar e conectar as duas unidades - no caso o dreno poderá simplesmente apontar para fora e gotejar livremente e o ponto elétrico será passado pelo lado de fora da casa. Normalmente este caso é chamado de Instalação Padrão ou apelidado de Instalação Sanduíche, comportando até 3 metros de linha de interligação e máximo de 3 metros de altitude de trabalho em relação à superfície - elétrica de alimentação e dreno (caso o cliente deseje direcionar a água gerada) geralmente são por conta do cliente;

  • Consideremos a mesma situação, porém, em um apartamento. Desta vez, o cliente possui uma varanda ou uma área privativa onde a parede faz divisa com o quarto. As unidades interna e externa serão fixadas na mesma parede em suas faces opostas e ponto elétrico 220v será "puxado" do chuveiro, enquanto a água gerada gotejará livremente na varanda / área que possui um ralo. Este também é um caso de Instalação Padrão / Sanduíche, comportando até 3 metros de linha de interligação e máximo de 3 metros de altitude de trabalho em relação à superfície - elétrica de alimentação e dreno (caso o cliente deseje direcionar a água gerada) geralmente são por conta do cliente.

Apesar dos exemplos abordados, existem vários outros casos envolvendo maiores distâncias em que se é possível a execução de um Serviço Expresso, todavia, alguns casos depende de uma predisposição do cliente na aceitação de alguns fatores, p. ex.:

  • Digamos que, no segundo exemplo, o quarto seja uma suíte e para se alcançar a varanda tenha que atravessar o banheiro - neste caso a unidade interna poderá ser fixada na parede do banheiro para se evitar percorrer pelo quarto, porém, a tubulação ficará aparente dentro do banheiro e o dreno apontará dentro do box para gotejar livremente. Caso este cenário não seja aceito pelo cliente, o serviço dependerá de outros profissionais além do eletricista, tais como gesseiros e pedreiros p. ex., para que seja escondida a tubulação que ficará sobre um forro e a mangueira / cano de dreno que deverá ficar embutida na estrutura de alvenaria, necessitando também de acabamento.

Em todos os casos, é altamente recomendada a visita de um técnico profissional de ar condicionado experiente - siba mais em Carga Térmica.